Seminário São Francisco de Assis
A construção do seminário foi iniciada por Frei Jerônimo, que na ocasião era Definidor da Província, no dia 13 de janeiro de 1964. A inauguração da estrutura foi realizada no dia 1º de agosto de 1965, já com os alunos em atividade na 5ª e 6ª séries.
Em 1973, a Secretaria de Educação aprovou também o funcionamento da 7ª e 8ª séries do Primeiro Grau. Para isso o seminário foi ampliado, com a construção de mais uma ala de três pisos sob a administração do novo diretor Frei Alcides Cella.
Em 2000, funcionou em Ituporanga pela última vez o Seminário Menor. A partir de 2001, a instituição passou a se dedicar somente ao Aspirantado, ou seja, à acolhida de candidatos adultos, com o Ensino Médio Completo, experiência que vigorou até 2010.
A partir de 2011, o Seminário São Francisco de Assis passou a receber os candidatos adolescentes, para cursarem o Ensino Médio. A partir de 2014, além dos seminaristas cursando o Ensino Médio, no segundo semestre de cada ano, a casa voltou a acolher os jovens e adultos aspirantes.